.  

Dicionário de Economia
Escolha a letra:
A
| B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | R | S | T | U | V | Z

G

G-7:

É o nome dado à reunião periódica (três vezes por ano) dos sete países mais ricos: Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Inglaterra, Itália e Canadá, com o objetivo de discutir assuntos relevantes e decidir, se for o caso, uma ação coordenada de ajuda aos países mais pobres. O G-7 se reuniu pela primeira vez em 1975, por iniciativa do então primeiro-ministro alemão Helmut Schimidt, e do presidente francês à época, Valéry Giscard.

GAP:

Representa um hiato nas cotações de ações. É um intervalo na cotação do preço de uma determinada ação, onde não foram registrados negócios naquele intervalo de preços.

Goodwill:

Conjunto dos elementos não- materiais provenientes de fatores tais como reputação, relação com clientes e fornecedores, localização, etc, que contribuem para a valorização de um estabelecimento comercial.

Go Around:

É um leilão informal ou secundário de títulos públicos. Descreve o processo pelo qual a mesa de negociação do BACEN pede que seus dealers (bancos autorizados a agir em seu nome) obtenham cotações de compra e venda. Pode haver aviso desses leilões por telefone do BACEN para os bancos ou, mais freqüentemente, pela rede de computadores do BACEN.

H

Hedge:

São operações destinadas à proteção do investidor que quer reduzir o risco de suas aplicações.

Hiperinflação:

É o aumento insistente de preços da economia. é tido também como um descontrole geral de preços. Segundo alguns conceitos, a hiperinflação se caracteriza quando a taxa mensal de inflação atinge 50%.

Holding:

É a empresa que detém o controle acionário de outra empresa, ou de um grupo de empresas subsidiárias.

Hot Money:

Capital de curto prazo, que se desloca de um país para outro e, consequentemente, de uma divisa à outra, com fins especulativos,(dinheiro quente).

I

IBV:

Indice da Bolsa de Valores.

É o índice que mede a variação diária dos preços das ações mais negociadas na Bolsa de valores. Se ele apresentar, no dia, mais alto que o anterior significa que os investidores tiveram lucro e, se apresentar mais baixo, que tiveram prejuízo.

IBGE:

Instituto Brasilleiro de Geografia e Estatistica.  É uma importante empresa pública criada com o propósito básico de apresentar estudos e acompanhar as variações de contas macroeconômicas, tais como desemprego, custo de vida, inflação, etc.

IGP-10:

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A metodologia de cálculo é idêntica à do IGP-M. Mede a variação dos preços entre os dias 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência.

IGP-DI:

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem metodologia idêntica à do IGP-M. Considera a variação dos preços dentro do mês de referência.

IGP-M:

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é uma referência do mercado financeiro.  Mede o comportamento dos preços entre famílias do Rio e de São Paulo, com renda mensal de um a 33 salários mínimos. é apurado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. É formado por três taxas: Índice de Preços por Atacado (IPA) - que corresponde a 60% do IGP-M; Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que responde por 40% do IGP-M total; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) - que é 10% do IGP-M.

Incorporação:

É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outras que lhes sucedem em todos os direitos e obrigações.

INPC:

Índice Nacional de Preços ao Consumidor .  É calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considera a variação dos preços em 11 regiões: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Fortaleza, Salvador, Recife e Goiânia. Tem como base o orçamento de famílias com renda mensal entre um e oito salários mínimos.

IIF:

Institute of International Finance.

Organização que representa os maiores 200 bancos privados do

mundo.

ICOTERMS:

Regras internacionais para a interpretação dos termos comerciais.

Indexação:

Ato que consiste em ligar o valor de um capital ou de um rendimento à evolução de uma variável de referência ( preço, produção, produtividade, por exemplo).

Inflação:

Fenômeno geral de ajuste, por meio monetário, das tensões existentes em um conjunto socioeconômico, e que é caracterizada pela alta do nível geral dos preços e pela depreciação da moeda.

Interbancário:

É o mercado em que são feitas as operações entre os bancos. O Banco Central atua nesse mercado para regular a quantidade de dinheiro do sistema financeiro. Para isso, ele toma ou empresta recursos a uma determinada taxa de juros. Se o objetivo é reduzir os juros ele empresta dinheiro, aumentando a oferta de reais.

Inundar o Mercado:

É oferecer dinheiro aos bancos a juros baixos e, com isso, estimular uma redução das taxas de juros em geral.

Insider:

É o investidor que tem acesso às informações de uma determinada empresa, antes de se tornarem conhecidas do mercado.

Inversões Financeiras:

São os repasses de recursos para outras contas ou fundos do OGU, tais como os repasses constitucionais (fundos dos estados e municípios) ou aqueles feitos para estatais das quais o Governo detém a maioria do capital social.

Investimentos:

São as despesas novas que o Governo pretende fazer no país com vistas ao desenvolvimento: estradas, ferrovias, eletrificação rural, saneamento, etc. No OGU, entram, junto com as inversões financeiras, como o nome de “outras despesas de capital”.

IOF:

Imposto sobre Operações Financeiras.

Imposto que incide sobre as remunerações de todas as atividades bancárias e financeiras, com exceção dos juros propriamente ditos.

IPC- Fipe:

O índice de Preços ao Consumidor é calculado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP (Universidade de São Paulo) e considera a variação dos preços na capital paulista.

IPC- RJ:

Considera a variação dos preços na cidade do Rio de Janeiro. é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e toma por base os gastos de famílias com renda de um a 33 salários mínimos IPCA:

O índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, mede a variação da inflação nas famílias com rendimentos de até 40 salários mínimos mensais.


... GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe GAP Goodwill Hedge Hiperinflação Indice da Bolsa de Valores IBGE IGP indexação Interbancário Imposto sobre Operações Financeiras IPC- Fipe