.  

Dicionário de Economia
Escolha a letra:
A
| B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | R | S | T | U | V | Z

Macroeconomia:

É a análise que procura garantir a manutenção do pleno emprego dos recursos disponíveis dos sistemas econômicos. Ocupa-se ainda das condições necessárias ao desenvolvimento econômico bem como de seus significados, custos e benefícios. Procura também determinar as causas e os efeitos da inflação e das elevações gerais dos níveis de preços como um todo. veja mais

Marketing:

Estudo do mercado que visa a planejar possíveis lançamentos de produtos em um futuro próximo ou distante( prospectivos),e que leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa.

Matemática Financeira :

Dentre várias definições, “é a ciência que estuda o dinheiro no tempo” (Lawrence J.Gitman). O conhecimento de matemática financeira é indispensável para compreender e operar nos mercados financeiro e de capitais, e atuar em administração financeira com baixos tempo e custo de decisão.

Meio de Pagamentos:

São os recursos considerados imediatamente disponíveis para a

população. É medido através do dinheiro em poder do público, mais os

depósitos à vista nos bancos comerciais, inclusive o Banco do

Brasil.

Mercado Futuro:

É o mercado onde se pode comprar e vender a futuro. Você compra ou vende ações hoje, e a liquidação, isto é, o pagamento e a entrega dos papéis ocorre numa data futura pré-fixada.

Mercado de Opções:

A opção de compra de ações é um tipo de contrato que garante ao seu titular o direito de comprar um lote de ações a um preço fixado nesse contrato, durante um prazo determinado. A contraparte do contrato, o lançador, assume o compromisso de vender o lote ao preço fixado, até a data do vencimento, se o titular deseja exercer seu direito.

Mercado Negro :

Situação fictícia de cotação ou de negociação antecipada de um título, antes de seu lançamento oficial na bolsa.

Metas de Inflação:

São os percentuais que o Governo irá estipular para a variação da taxa de inflação. A intenção do Governo brasileiro é que as metas sejam semestrais, segundo um índice de custo de vida do IBGE previamente selecionado. Este modelo de controle de inflação por metas denominado “inflation target” existe em vários países, entre eles a Nova Zelândia e a Inglaterra.

Metas Indicativas:

Ao contrário das metas quantitativas, não precisam ser alcançadas para liberação de empréstimos nos acordos assinados com o FMI.  Portanto, são metas mais flexíveis.

Metas Quantitativas :

São as metas acertadas com os diretores do FMI e expressas em reais e não em percentuais. é o caso do superávit primário do setor público, por exemplo, que é fixado em milhões de reais.

Microeconomia:

É um processo teórico elaborado com vistas a determinar as condições gerais de equilíbrio da economia a partir do comportamento dos agentes econômicos individuais - produtores e consumidores. Em tal sentido, pode também ser considerada como um ramo tradicionalmente ligado à ideologia do individualismo e do liberalismo. veja mais

Minibanda:

É um intervalo dentro da banda cambial mais larga em que o BACEN atua junto ao mercado financeiro comprando e vendendo moeda.

Modelo:

Representação formalizada num sistema de equações, formando um conjunto coerente de relações entre os fenômenos econômicos.

Monetarismo:

Corrente teórica que atribui à moeda um papel determinante nas flutuações econômicas, seus adeptos defendem a teoria quantitativa da moeda e suas implicações. veja mais

Monopólio:

Situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta:

só se apresenta um único vendedor. Sempre que existe um único comprador, a teoria econômica utiliza, atualmente o termo monopsônio, ou monopólio do comprador.

Moratória:

Disposição que suspende o pagamento num prazo fixado por lei ou por força de um contrato.

... Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções Macroeconomia Matemática Financeira Mercado Futuro Moratória Meio de Pagamentos Mercado de Opções