.  

Dicionário de Economia
Escolha a letra:
A
| B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | R | S | T | U | V | Z

Raider:

Pessoa física ou jurídica que se torna adquirente de sociedades sem a concordância de seu conselho de administração, utilizando a técnica da oferta pública de compra.

Recessão:

Ocorre quando o volume de riqueza que um país produz (PIB) diminui em relação ao que produziu no ano anterior. Geralmente precedida pela deflação, é um período de crise e transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão econômica.

Recompra:

É ocompromisso assumido por uma instituição financeira de tornar a comprar o título negociado, em uma data futura, antes do vencimento do título.

Redesconto:

É um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo banco central para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. Ë utilizado quando os bancos comerciais, apesar de todas as suas previsões de caixa, necessitam de reforço caixa ou ficam a descoberto na compensação de cheque. Nestes casos o banco emite uma nota promissória a favor do Banco Central e recebe um crédito em sua conta de depósito no Banco do Brasil.

Regime Cambial:

É a política de câmbio que prevê uma banda para a flutuação do real frente ao dólar.

Regime Econômico:

Características institucionais que determinam, no âmbito de um sistema econômico, as condições de organização prática do funcionamento da economia.

Remuneração:

O que é percebido por um indivíduo, ou por uma coletividade, como fruto do capital ou da remuneração do trabalho.

Renda Nacional:

Agregado representativo do fluxo dos recursos nacionais em bens e serviços, gerados ao longo de um determinado período. Inclui salários, rendimentos de profissionais liberais, lucros privados e lucros obtidos por empresas públicas, juros, aluguéis e receitas provenientes de arrendamento.

Renda Per Capita :

Resultado da divisão do montante total da renda tributável pelo número de pessoas, em economia, indicador usado para medir o grau de desenvolvimento de um país.

Renda Prefixada :

É o rendimento que o investidor fica sabendo no ato da aplicação quanto vai ganhar e quando terá o seu dinheiro de volta. É a aplicação “corte certeza sem surpresa”.

Renda Pós-fixada:

É o rendimento que paga correção monetária no período da aplicação mais juros(% ano), sobre o valor corrigido da aplicação. Nesta aplicação o investidor só fica sabendo qual será o seu rendimento no vencimento do título.

Reservas Internacionais:

Constituídas pelos dólares que entram no país via investimentos diretos, empréstimos, financiamentos e captações. Para serem usados, esses dólares são trocados por reais junto aos bancos. Os reais vão para a economia e os dólares ficam com o BACEN. As reservas em dólares precisam ser suficientes para quitar todas as dívidas do país com o mercado internacional.

Risco:

Elemento de incerteza que pode afetar a atividade de um agente ou o desenrolar de uma operação econômica.

Rolagem da Dívida Pública:

É o refinanciamento de papéis emitidos para cobrir rombos no Orçamento do Governo. Nas contas do Tesouro Nacional, o aumento dos juros tem impacto negativo (aumento); e a diminuição dos juros tem impacto positivo (diminuição) na dívida pública.


... Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública Raider Recessão Redesconto Renda Nacional Renda Prefixada Renda Pós-fixada Reservas Internacionais Rolagem da Dívida Pública